• A descoberta...

  • As marcas do tempo...

  • Um mundo por descobrir...

  • Formações duma beleza ímpar...

  • Luz...

É para todos evidente que este ano está a haver um prolongamento do inverno, com o frio e a chuva intensa a marcarem presença ainda nos próximos tempos.

No que aos morcegos diz respeito, esta situação estará a causar problemas de alimentação, não só pela escassez de alimento, mas também pelas grandes dificuldades em sairem dos abrigos para se alimentarem. Para além disso, as espécies que capturam os insectos do chão como o caso do morcego-rato-grande (Myotis myotis), têm dificuldades acrescidas em o fazer (a erva está demasiado alta para isso). Ou seja, quando o normal seria os morcegos estarem a "engordar", o mais certo é estarem a consumir as poucas reservas que ainda lhes restam do período de hibernação, situação que os torna ainda mais frágeis nesta altura.

Assim, apelamos a que respeitem não só os normais períodos de interdição dos principais abrigos, mas que tenham também particular atenção aos abrigos de hibernação (que poderão ainda conter as colónias desse período) e a outras cavidades que possam neste momento ter colónias, evitando ao máximo as visitas e a sua perturbação, enquanto as condições climáticas não melhorarem.

Login


Fédération Séléologique Européenne
Union Internationale de Spéléologie