http://www.fpe-espeleo.org/images/FPE_logo.png
f m
  • Algar da Bajanca

  • Buracas do Casmilo

  • Gruta do Frade

  • Gruta do Frade

  • Gruta Salir do Porto

  • Malhada de Dentro

  • Soprador do Carvalho

  • Olhos de Água do Anços

Copyright 2024 - Custom text here

Cave Diving Commission of the UIS

Link da pág. Web da CDC-UIS: http://cdcuis.wordpress.com/

 

Secretariado da CDC 2022 / 2025

Durante o 18º Congresso Internacional de Espeleologia da UIS, que decorreu de 24 a 31 de julho de 2022 em Savoie Mont Blanc (FR), foi efetuada a reunião ordinária da Cave Diving Commission da UIS, durante a qual foi eleita a seguinte Direção da Comissão:

Presidente: Rodrigo Severo (Brasil)  uiscdc@yahoo.com
Vice-Presidentes: Manuel Soares (Portugal) / Philippe Brunet (França)
Secretário: Uroš Akšamović (Sérvia)

  

Facilitação de visitas para Espeleólogos Subaquáticos

Na idade da mobilidade global, os espeleólogos subaquáticos frequentemente viajam para o estrangeiro, a fim de explorar ou visitar os principais pontos de interesse desses países. Infelizmente, a globalização não avançou nalguns países onde a obtenção de um visto para este efeito é uma tarefa difícil. Assim, os delegados no 15º Congresso Internacional de Espeleologia em Kerrville/Tx (EUA) decidiram recomendar a todas as Federações de Espeleologia filiadas na UIS, o seu empenho e pró-atividade quando lhes for solicitada uma permissão, para explorar ou visitar esses locais no respetivo país, por qualquer outra Federação da UIS.

O pedido de autorização tem de ser emitido e encaminhado pelo Delegado Nacional da Cave Diving Commission da UIS(CDC), ou pelo Delegado Nacional da UIS, representante da respetiva Federação Nacional, e enviado à Federação do país de destino, com cópia da informação para o Presidente da CDC.

 

Cursos de mergulho subterrâneo e treinos técnicos da UIS

Para muitas federações de espeleologia associadas da UIS, é difícil – se não impossível – organizar cursos de mergulho subterrâneo devidamente estruturados, para os seus filiados.  E mesmo quando alguns cursos são oferecidos pelos instrutores de mergulho subterrâneo, a maioria dos espeleólogos não têm capacidade financeira para neles participar.

No entanto, foi decidido em 2009, que a Cave Diving Commission organizará futuramente cursos específicos e de treino técnico, abertos a participantes internacionais.

A Federação de Espeleologia hospedeira deve ser capaz de oferecer um local adequado para a realização das atividades, com diversas cavidades nas redondezas. Também deve providenciar aos formandos provenientes do estrangeiro, os equipamentos de mergulho necessários e que devido aos custos e dificuldades de transporte (por vezes por via aérea) não seja conveniente ou possível aos mergulhadores trazerem consigo. Da mesma forma, devem ser providenciadas condições adequadas de alojamento e estadia, bem como os meios logísticos necessários.

 

Credenciação como Espeleólogo Subaquático

Em consequência do desconhecimento da sua especificidade, a exploração espeleológica por meio do mergulho subterrâneo tornou-se difícil ou quase impossível nalguns países. Para obter as autorizações para exploração, os espeleólogos subaquáticos devem apresentar cartões de certificação emitidos pelas agências comerciais de mergulho subterrâneo recreativo.

 

Para distinguir a nossa prática espeleológica da forma recreativa do mergulho subterrâneo, a Comissão, durante o Congresso Internacional de 2009 em Kerrville / Texas (EUA), adotou os termos "Espeleologia Subaquática" e "Espeleólogo Subaquático", para designar os espeleólogos que exploram grutas ou cavernas e cavidades artificiais por meio de equipamentos de mergulho.

 

Foi decidido também implementar uma credenciação formal para auxiliar os espeleólogos subaquáticos a enfrentar estas situações, seja a nível internacional ou nacional. Esta "Habilitação de espeleólogo subaquático" é emitida pelo Presidente da Cave Diving Commission da UIS, mediante pedido pessoal.

 

Para fundamentar o pedido, os requerentes devem provar que são proficientes com as manobras e técnicas de mergulho espeleológico, comummente usadas no seu país de origem. Devem enviar um Requerimento, com uma descrição completa*, para o Delegado** que representa a sua Federação Nacional de Espeleologia junto da CDC-UIS, que aprovará ou não o pedido.

 

O requerimento aprovado será remetido pelo Delegado por e-mail ao Presidente da CDC-UIS, que procederá então à emissão e envio dos documentos de habilitação para os candidatos, sem cobrar qualquer taxa.

 

 

*O ficheiro deve documentar, além das certificações, o número de mergulhos, o nome das cavidades, profundidade, distância e duração.

 

** O atual Delegado representante de Portugal na CDC-UIS é Manuel Pinto Soares (mps.espeleo@sapo.pt).

 

 

Associadas

Sem imagens

 

 

 

 

 

 

© Federação Portuguesa de Espeleologia, APD - 2023