http://www.fpe-espeleo.org/images/FPE_logo.png
f m
  • Algar da Bajanca

  • Buracas do Casmilo

  • Gruta do Frade

  • Gruta do Frade

  • Gruta Salir do Porto

  • Malhada de Dentro

  • Soprador do Carvalho

  • Olhos de Água do Anços

Copyright 2024 - Custom text here

Exploração - Sistema da Quebrada

SistemadaQuebrada

Download da versão em pdf aqui

Coletivo: CIES, GPS, LPN-CEAE, NEC, SAGA

1º Congresso sobre Mineração Romana em Valongo

cartaz congresso final w877px

Workshop Espeleo-Resgate

Caros Espeleólogos,

Anunciamos a realização do Workshop Espeleo-Resgate 2013, o primeiro organizado pelo Projeto Espeleopolge Mindinho e Contenda e dedicado ao Resgate em Gruta.

Esta ação de formação, a ter lugar nos dias 25 e 26 de maio, tem como objetivos a abordagem de aspetos organizacionais e práticos num resgate e ainda o enquadramento, com segurança, de um resgate em manobras de cordas.

O Workshop não substitui formação em Espeleo-resgate.

A organização do evento conta com a colaboração dos formadores/espeleólogos Joaquim Galvão – Monitor da Comissão de Ensino da FPE e Orlando Elias (Russo) – Detentor do Curso de speleo-secours-francais em 2012.

As inscrições estão abertas até ao dia 15 de maio e são limitadas a um máximo de 30 participantes.

O resultado do valor das inscrições será utilizado para financiar o Projecto Espeleopolge Mindinho e Contenda, cujo desenvolvimento está a cargo de três associações federadas em parceria:

   • GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo;
   • NEUA - Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro;
   • ALTO RELEVO – Clube de Montanhismo;

Para mais informações, poderão consultar o folheto anexo a este artigo clicando aqui.

Participem!

Portugal - Gruta do Almonda

Gruta do Almonda no novo Calendário de 2013 da SCURION
Já está disponível o novo Calendário da SCURION para o ano de 2013, da autoria do fotógrafo Víctor Ferrer e do grupo de Fotografia Subterrânea Flash Black Corb.
Para além de fotografias tiradas em sessões fotográficas em Espanha, França e Itália, merece o nosso destaque a fotografia do mês de dezembro, tirada em Portugal, por ocasião do I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, na Gruta do Almonda.
Portugal será assim o cartão de visita da SCURION para o mundo inteiro, durante o mês de dezembro de 2013.
Vejam o vídeo aqui
 
GEM - Grupo de Espeleologia e Montanhismo

I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta

Cartaz 15 dezembro

É já no próximo dia 15 de dezembro que se realiza a Sessão de Apresentação de Resultados e a Inauguração da Exposição de Fotografia Integrados no I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, organizado pelo GEM - Grupo de Espeleologia e Montanhismo.

Ambos os eventos contam com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e terão lugar no Centro de Interpretação do Espaço Monsanto, pelas 10h00.

A entrada (excluindo almoço) é livre, mas se incluir almoço, o valor da inscrição é de 15 € por pessoa. Neste caso é necessário confirmação até dia 11 de dezembro de 2012, para o e-mail: congresso.ftg@gmail.com

Mais informações em: www.fotografia-tecnica-gruta.gem.pt

Ler mais...

I CONGRESSO DE FOTOGRAFIA TÉCNICA EM GRUTA

I CONGRESSO DE FOTOGRAFIA TÉCNICA EM GRUTA 2.ª saída de campo – Gruta do Soprador do Carvalho Após o grande entusiasmo que a primeira saída de campo (Gruta do Almonda) provocou nos participantes do I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, é com enorme prazer que anunciamos a segunda saída de campo, a ter lugar nos próximos Sábado e Domingo, dias 21 e 22 de outubro de 2012, na Gruta do Soprador do Carvalho (Sistema Espeleológico Dueça), em Penela. Mais uma vez irão participar espeleólogos e fotógrafos que explorarão o ambiente daquela gruta para testarem novas técnicas fotográficas. O Congresso, cuja organização é da responsabilidade do GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo, pretende divulgar e aprofundar, em ambiente de partilha mútua, conceitos e técnicas associadas à atividade de fotografia em Gruta e, consequentemente debater questões relacionadas com a salvaguarda e preservação do meio ambiente que envolve as grutas, bem como respetiva fauna e flora. As fotografias tiradas neste próximo fim-de-semana, juntamente com as tiradas na primeira saída de campo na Gruta do Almonda, farão parte de uma exposição que será inaugurada no dia 15 de dezembro, no Centro de Interpretação do Espaço Monsanto, onde serão apresentados os resultados deste projeto pioneiro no nosso país. O público-alvo que se pretende atingir é, em primeira linha, a comunidade de espeleólogos e de fotógrafos nacionais, no entanto o público em geral estará convidado a participar na sessão final de apresentação de resultados, que será aberta à imprensa. O projeto conta com a parceria da STEA – Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia e o apoio da Federação Portuguesa de Espeleologia, das Câmaras Municipais de Lisboa, Cascais e Penela e do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire. Convidamos todos a marcarem a sua presença no dia 15 de dezembro e a participarem nas sessões de debate, onde novas ideias serão decerto debatidas. Necessária confirmação para o e-mail: congresso.ftg@gmail.com Mais informações em www.fotografia-tecnica-gruta.gem.pt

I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta

1_congresso_espeleofoto_gem_2012
É com enorme prazer que anunciamos o I Congresso de Fotografia Técnica em Gruta, um projeto pioneiro e inovador, organizado pelo GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo, com o objetivo de criar uma plataforma de discussão, partilha e divulgação de temas relacionados com as técnicas de fotografia em grutas com atenção à salvaguarda e preservação do meio ambiente. 
 
As atividades irão dividir-se entre sessões teóricas e atividades de campo. As atividades de campo terão como cenário uma gruta situada na paisagem natural da Serra d´Aire e outra situada na Serra de Sicó.
O Congresso realizar-se-á em três momentos, nomeadamente: 
·   21-23 de setembro de 2012 - Apresentação do Congresso e Trabalho de Campo em Gruta; 
·  20-21 de outubro de 2012 - Trabalho de Campo em Gruta; 
·  15 de dezembro de 2012 - Apresentação de Resultados. 
Para esta sessão é necessária confirmação para o e-mail: congresso.ftg@gmail.com.

Os espeleofotógrafos que tenham efetuado a sua inscrição, através de formulário, não necessitam de confirmar novamente.  Apenas poderá participar nestas atividades práticas, quem tiver máquinas profissionais e semi profissionais. As inscrições são limitadas a um máximo de 30 fotógrafos.  

A sua presença fará para nós a diferença! 
Para mais informações contacte: congresso.ftg@gmail.com ou consulte o programa.

2ª Prova Campeonato Nacional de TPV - 2012

ATENÇÃO: PRAZO DE INSCRIÇÕES A TERMINAR

Inscrições já abertas para a 2ª Prova do Campeonato Nacional de TPV - 2012 a realizar-se em Valongo

Para mais informações visite-nos em http://www.altorelevo.org/tpv/

VI Festa da Espeleo

vi-festa-da-espeleo

O GPS – Grupo Protecção tem muito gosto em anunciar que irá realizar entre os dias 8 a 10 de Junho de 2012, mais uma edição da Festa da Espeleo. Trata-se de um encontro de espeleologia no espaço geográfico do Maciço  Sicó-Alvaiázere e da sub-região denominada por Terras de Sicó.

A filosofia por trás deste encontro visa o estabelecimento de novas amizades entre espeleólogos nacionais e estrangeiros, novos conhecimentos, intercâmbio de experiências e técnicas, confraternização e, acima de tudo, a divulgação do extenso património natural e cultural do Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere. É com base neste conceito que o GPS tenta de edição para edição alcançar o maior número de instituições, associações, espeleólogos e não espeleólogos na divulgação, organização e realização deste evento.

Ler mais...

Associadas

Sem imagens

 

 

 

 

 

 

© Federação Portuguesa de Espeleologia, APD - 2023